SAÚDE BUCAL: Dr.Eduardo Fernandes fala sobre isotônicos e saúde bucal

Em pleno verão , aumenta consideravelmente a prática de esportes e de atividades ao ar livre. No intuito de promover bem estar, hidratação e reposição de minerais perdidos durante a prática esportiva, é cada vez maior o consumo de isotônicos, que podem interferir também na sua saúde bucal.
Na última década, as bebidas esportivas – os isotônicos – se popularizaram bastante. Estudos indicam que os níveis de acidez dessas bebidas podem levar à erosão da superfície dental, comprometendo não só o esmalte e a aparência dos dentes, como também aumentando a sensibilidade e dor.
O principal problema é que as bebidas esportivas têm alta concentração de açúcar e níveis baixos de pH. Esse ambiente ácido, enfraquece a estrutura do esmalte deixando o mesmo mais poroso e “ amolecido”.
Para prevenir a erosão dentária, faça o consumo de bebidas esportivas com moderação. Além disso, após a ingestão, espere pelo menos meia hora para escovar os dentes, tempo suficiente para reendurecer o esmalte dentário através da ação da saliva. Quem consome essas bebidas com frequência, deve fazer uma consulta ao dentista para saber se é necessária a utilização de uma pasta que neutralize a acidez, fortalecendo assim os dentes.
Escovar os dentes imediatamente após o consumo desse tipo de bebida, não é recomendado. Pois, o esmalte do dente pode estar amolecido, o que deixa mais suscetível às propriedades abrasivas dos cremes dentais.

Fontes: Dentaris, Assipro, Odontologia do sorriso.

Dr. Eduardo Fernandes – Cirurgião Dentista CROBA 6064
Esplanada Odonto