SAÚDE BUCAL: Dra. Verena Faria fala sobre o que é a fluorose.

O QUE É A FLUOROSE?
A fluorose é uma condição provocada pela exposição excessiva dos dentes permanentes ainda em formação ao flúor. Em geral, isso ocorre por meio da ingestão acidental ou não-acidental de produtos com flúor por um período longo de tempo, meses ou anos, na época em que os dentes estão se formando, sendo o maior risco entre 22 e 26 meses de vida.
Apesar do flúor ser benéfico para os dentes na maioria dos casos, é comum também que as pessoas excedam as doses recomendadas e necessárias para ajudar a combater as cáries, causando a fluorose dentária. Na maioria dos casos, há um erro no uso da pasta de dente, enxaguantes bucais e outros produtos fluoretados. Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal.
E uma condição que tem as crianças como as mais afetadas, principalmente antes dos seis anos de idade.  Na época de transição entre os dentes decíduos, os chamados dentes de leite, para os permanentes, a chamada dentição mista, é comum ver manchas nos novos dentes que nascem.
A fluorose não torna os dentes mais fracos, mais propícios a cáries ou provocam qualquer outra alteração. A única consequência é a alteração de cor, o que pode provocar prejuízos estéticos.
Uma vez que a mancha ocorre por uma má-formação do esmalte dentário, ela não desaparecerá sozinha. No entanto, há tratamentos específicos que resolvem ou melhoram o aspecto das manchas.
Os mais comuns são a microabrasão, que remove quimicamente a camada mais superficial do dente, e o clareamento, que uniformiza a cor dos dentes
Para prevenir o surgimento da fluorose, basta seguir corretamente as instruções de uso dos produtos fluoretados. No caso das crianças, é importante evitar que elas engulam esses produtos e, caso isso não seja possível, procurar versões de produtos não fluoretados disponíveis no mercado.
 
Fontes odontoprevonline; tepe.
Dra. Verena Faria – Cirurgiã Dentista – CROBA 6201