ESPLANADA: Presidente do Legislativo faz balanço positivo da sua gestão e fala sobre projetos para 2018

Eleito para assumir a presidência da câmara municipal de Esplanada com 11 votos a seu favor em 1º de janeiro de 2017, o vereador Adailton Mendes (PT do B) em seu 4º mandato como vereador, fez um balanço positivo da sua gestão no ano de 2017 e falou sobre algumas ações relevantes já para o início de 2018. Entrevistamos o presidente do legislativo municipal na noite dessa segunda (08/01) e listamos esse bate papo em tópicos abaixo:
AUMENTO DAS DESPESAS
Adailton Mendes pegou logo no início da sua gestão um aumento de 50% na folha pagamento dos vereadores, sendo que, o último aumento de salário dos Edis foi no ano 2012 e a receita do legislativo municipal continua a mesma dos últimos 4 anos, segundo o presidente.
REDUÇÃO DE DESPESAS
Um fator importante foi a redução relevante no consumo de energia elétrica no prédio da Câmara que chegou a 50% a menos nas contas de energia em 2017, em consequência da aquisição de aparelhos de ar condicionado modernos e mais econômicos. Houve também uma redução significativa nos contratos dos prestadores de serviços. 
VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO
A Câmara realizou no mês de outubro uma sessão solene para homenagear e reconhecer autoridades e personalidades que prestam ou já prestaram relevantes serviços em Esplanada. Nesse evento profissionais da área de comunicação, segurança pública e da cultura foram agraciados com a moção de aplausos e reconhecimento, além de títulos de cidadão esplanadense.
SERVIDORES PÚBLICO DO LEGISLATIVO
A Câmara pagou uma gratificação de 100% no salário dos servidores no mês de dezembro.
EXECUTIVO MUNICIPAL
A Câmara aprovou todas as matérias que o executivo enviou para o legislativo e que julgou importante para o desenvolvimento da cidade e sua população. Adailton Mendes disse ainda que os vereadores abriram mão de receber o 13º salário para repassar ao executivo uma verba de mais de 100 mil no final de dezembro.
EMPREGO E RENDA
A Câmara assumiu a frente de negociações para a garantia e manutenção da empregabilidade no município de Esplanada junto a empresa responsável pela duplicação da BR 101.
SEGURANÇA PÚBLICA
O Legislativo entregou nas mãos do governador Rui Costa em abril 2017 no município de Cardeal da Silva um ofício solicitando a regionalização do atendimento e do efetivo da polícia civil de Esplanada. Solicitação essa, que ocasionou numa audiência entre vereadores com o secretário de segurança pública do estado em maio de 2017.
SEDE PRÓPRIA DO LEGISLATIVO
Existe um orçamento previsto para a construção do prédio próprio da instituição visando pontos importantes como acessibilidade, segurança, espaço interno entre outros itens.
CONCURSO PÚBLICO
O presidente nos disse que está avaliando as possibilidades legais e financeiras para a realização de um concurso público para o legislativo. O último concurso público da câmara foi realizado entre 2008.
REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO LEGISLATIVO
O presidente disse que vai tratar desse tema no segundo semestre de 2018. “Quero focar nas matérias e nos ritos ordinários do legislativo. Não tenho nenhum interesse de tratar de reeleição nesse momento”.
ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM 2020
“Já ouvi alguns rumores sobre o assunto na cidade, inclusive me colocando como um possível candidato. Não tenho nenhum projeto nessa linha, até porque é muito prematuro falar desse assunto”.
Como já divulgamos anteriormente a Câmara Municipal vai retomar as suas atividades em fevereiro com o processo de votação eletrônica, através de um painel que vai ficar visível e próximo da assistência e com as sessões transmitidas ao vivo, via redes sociais, valorizando ainda mais os vereadores e zelando pela transparência da gestão pública no legislativo. Afirmou Adailton Mendes.
 
Da Redação: (esplanadagora@gmail.com) 
Foto: Dáfnis Macédon