ESPLANADA: Vereador pede criação de Secretaria de Segurança Pública e colocação de câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade

O tema segurança pública também foi destaque na sessão do Legislativo que aconteceu ontem (19/06) na Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara e também vereador Adaiton Mendes, que reassumiu a sua gestão na noite de ontem, após ficar afastado do legislativo por alguns dias, em virtude de um acidente, colocou em pauta duas indicações de sua autoria e de grande importância para a população, no que se refere a melhorias na segurança pública.
A indicação de número 050/2017, pede ao executivo providências na instalação de câmeras de monitoramento, nas ruas e avenidas do município. “Essa solicitação se faz necessária, tendo em vista a inibição de atos ilícitos, práticas irregulares e a ampliação do raio de monitoramento que vai melhorar e muito a sensação de segurança da população” Disse Adailton Mendes.
Já a indicação de número 051/2017, pede a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Pois segundo o vereador, é de suma importância, pois auxiliará e muito no controle da violência urbana, trazendo maior segurança também para a população.
A criação de uma secretaria de segurança, pode ajudar e muito na sinergia entre as polícias Civil e Militar e a GCM. Até mesmo, numa futura instalação de uma divisão de Defesa Civil e quem sabe até na implantação de uma Base do Corpo de Bombeiros Militar aqui em Esplanada. Sonho de todas as cidades que fazem parte dessa microrregião.  
Em suma, essa secretaria iria chegar, caso o executivo concorde com a indicação feita, num momento oportuno, até pela instalação recente do Centro Integrado de Comunicação, o CICOM, que já envolve no seu escopo de trabalho as policias Civis, Militar, a GCM e no futuro próximo o Corpo de Bombeiros.
Toda e qualquer movimentação que venha a somar no que se refere a melhorias na segurança pública é muito bem vinda. E essa indicação do vereador Adailton Mendes, foi muito bem recebida por todos os seus pares, e abre uma janela de desenvolvimento importante nessa área, com boas perspectivas. Tendo em vista, o pedido feito ao governador Rui Costa e recentemente ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, por esse próprio legislativo, sobre a regionalização dos serviços e atendimento da Delegacia de Polícia Civil e aumento do efetivo. Ou seja, a possibilidade de fortalecimento de todas as forças, através de uma SSP Municipal, seria muito maior e melhor, e quem ganharia com isso é a população de um modo geral.
Ouça na íntegra a justificativa do Vereador Adailton Mendes em seu pronunciamento ontem durante a sessão do legislativo:

 

Da Redação: (esplanadagora@gmail.com)
Fotos: Ascom Câmara de Esplanada