SEGURANÇA PÚBLICA: Comando da PM na região diz que efetivo vai permanecer em Esplanada

O Esplanada Agora publicou uma matéria na manhã de hoje (04/12) que apontava a retirada 08 PMs, do efetivo ordinário do município de Esplanada para outra localidade, segundo informações recebidas de um policial militar que não quis revelar a sua identidade. LEIA A MATÉRIA AQUI. Essa matéria mobilizou a sociedade que demonstrou muita preocupação com essa diminuição do efetivo na véspera da alta estação, onde existe um incremento na circulação de dinheiro e de pessoas na cidade.
O Capitão Vasconcelos que é Sub Comandante da 56ªCIPM, relatou para a redação do Esplanada Agora, que essa guarnição iria reforçar a segurança no Baixio e que nada mudaria em Esplanada em relação ao trabalho da PM: “Nosso comandante é sensível aos problemas da comunidade, e a prova disso, é que assim que assumimos o comando da Cia colocamos mais uma guarnição em Esplanada, que até então só tinha uma. Empregamos o recurso de forma técnica e visando atacar as localidades com maior índice de ocorrências.” Afirmou Vasconcelos.
Questionado sobre o desfalque direto com a retirada desse efetivo ordinário e tendo um raio de ação que contempla a Sede, Região do São José e Assentamentos, o capitão disse que já pretendiam empregar uma guarnição extra do PETO, dois ou três dias na semana em Esplanada para compensar o deslocamento da guarnição ordinária para Baixio.
Uma atitude acertada do comando da 56ª CIPM em abortar essa operação de retirada do efetivo, que tranquiliza toda a sociedade esplanadense. Pois toda expectativa em torno da segurança pública é da ampliação do efetivo e não ao contrário, o que certamente iria contribuir muito com a estatística negativa da criminalidade em nosso município.
Mesmo com uma Base da CIPE-LN no município de Esplanada, essa mesma CIA tem diversos outros municípios para operar e empregar seu efetivo, e que, ao longo do tempo vem acumulando outras regiões para cobrir também.
Esplanada tem dois pontos importantes em relação a segurança pública: fica a margem da BR 101 com diversas entradas e saídas e tem um território muito grande, área de 1.297,978 km2 – Fonte IBGE.
É importante destacar que segurança pública é obrigação do estado, mas precisa de uma parcela de parceria dos municípios e da sociedade para que as polícias tenham toda a estrutura necessária para desenvolver suas atividades de forma natural.

 

Da Redação: (esplanadagora@gmail.com) 
Foto: Divulgação