10 coisas que você precisa saber sobre adoçantes

ADOÇANTE – VILÃO OU MOCINHO?
São Paulo – Amado por uns, odiado por outros. O uso do adoçante é polêmico e levanta sempre a mesma questão: faz ou não mal à saúde?
Segundo a nutricionista Ana Maria Gonçalves, coordenadora do Curso de Nutrição e gastronomia do IBMR, existe uma recomendação diária, que se seguida não provoca danos.
“O problema é que houve a banalização do uso de adoçantes, principalmente pelo fato de ele estar associado à dietas que têm por objetivo a perda de peso”, afirma a especialista.
Ainda de acordo com Ana Maria, o uso de adoçantes deve sempre ser recomendado por um médico ou nutricionista, pois somente um profissional pode aconselhar o melhor tipo de adoçante dependendo da necessidade de cada pessoa.
Açúcar engorda?
Para o endocrinologista Márcio Mancini, responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, outro mito que precisa ser derrubado é que o açúcar é o grande vilão dos quilos extras.
“Até mesmo pessoas diabéticas, dependendo do grau, podem consumir açúcar com moderação. O mais importante é sempre manter um estilo de vida saudável em que as calorias consumidas do açúcar sejam gastas com atividade física”, explica Mancini.
Veja nas imagens 10 curiosidades sobre adoçantes e conheça também as vantagens e desvantagens dos principais tipos de produtos disponíveis no mercado.