BSC/Copener lança Projeto Arte com Você

A arte como recurso de autoconhecimento, inclusão social e geração de renda. Esta é a“alma” do Projeto Arte com Você, que a BSC/Copener realiza na sede do município de Itanagra e também na Vila de São José do Avena. Direcionado a 25 crianças e adolescentes destas comunidades, o projeto aconteceu durante quatro semanas conduzido pelo arte-educador Denissena, de Salvador, que tem seu trabalho reconhecido em todo o país e no exterior. “Este é um projeto-piloto, que pretendemos levar a outras comunidades após a avaliação dos resultados”, explica Sabrina de Branco, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da BSC/Copener.

Durante quatro semanas, os estudantes participaram da oficina com Denissena, com aulas teóricas e práticas de grafitagem. A parte teórica aconteceu em muros com a autorização da prefeitura e dos proprietários. Num muro próximo à ruína da igreja, no centro de Itanagra, o artista e as crianças pintaram uma menina libertando pássaros de uma gaiola.

Sabrina explica que o curso integra o Projeto Arte com Você, criado para “apoiar atividades artísticas que possam transformar a realidade dos participantes utilizando ocaminho da arte e criatividade como ferramenta de inclusão social e possibilitem ageração de renda”.

Para Denissena, “o projeto ajuda a elevar a autoestima das crianças e dá a elas a oportunidade de mostrar seu talento, dialogar com a sociedade e despertar o senso crítico acerca da realidade em que vivem”. Foi exatamente o que aconteceu com Antônio Carlos dos Santos Souza, 14 anos, que estuda na Escola Municipal Aldeia dosCurumins. Ele conta que gosta de desenhar aves, mamíferos e plantas misturados e, com o curso, já vislumbra fazer desenhos no muro das escolas e do cemitério, onde ele gostaria de “fazer um desenho de Jesus, de uma pomba com uma planta no bico, árvores e pássaros. Isso vai significar paz, liberdade, amor”, afirma.

cop1