Candidatos a prefeito e a vereador são convidados a se comprometer com a educação

Todos os candidatos a prefeito e a vereador nos municípios de Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe foram convidados a participar do Fórum de Educação que será realizado em cada uma destas cidades – exceto Itanagra, onde foi cancelado pela Prefeitura devido à greve dos professores – a fim de participarem da elaboração de uma lista com as propostas dos municípios para a educação, estimulando-os a se comprometerem em adotar as propostas em seu plano de governo ou legislatura. Os encontros começam hoje, dia 20 e vão até o dia 22 em locais definidos pelas secretarias de Educação locais.
A iniciativa integra as ações de mobilização do território “Do Agreste ao Litoral pela Educação”, realizado pela BSC/Copener em parceria com o Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa). O evento – um dia de grande mobilização da comunidade pela educação, é chamado de Dia E ou Dia da Educação. Durante o encontro, será eleita, para cada município, uma comissão de acompanhamento, composta por educadores e comunidade, para fiscalizar e apoiar a implantação das propostas no município.
Em Cardeal da Silva, o evento será às 8h da manhã no Ginásio de Esportes, e em Entre Rios, às 13h30 do mesmo dia, no Colégio Estadual Duque de Caxias. Em Inhambupe, o encontro será no dia 21, às 8h, no Centro de Convenções e Cultura.
Do Agreste ao Litoral pela Educação
O projeto Do Agreste ao Litoral pela Educação, que integra o Programa Educar com Você, desenvolvido pela BSC/Copener em Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe e Itanagra, numa parceria com as prefeituras e o Icep, engloba iniciativas de orientação pedagógica com educação continuada junto aos professores, coordenadores e diretores das escolas públicas municipais, revendo e atualizando conceitos que refletem na melhoria das práticas educacionais com consequente elevação do desempenho de aprendizagem dos alunos.
Por meio do projeto, tem sido possível reorganizar a estrutura administrativa das escolas, elaborar um plano de trabalho mais estimulantes para os professores e mais atraente para os alunos, contribuindo para melhorar significativamente o índice de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino. Até o momento, o projeto já alcançou 637 educadores da região, beneficiando mais de 11 mil estudantes da região.
Esplanada Agora – informação na medida certa