Conselho Municipal da Mulher de Esplanada realiza II Conferência nesta quinta no Colégio CECE

O Conselho Municipal da Mulher em parceria com a Prefeitura de Esplanada realizou na noite desta quinta-feira (27/08)no auditório do Colégio CECE, a cerimônia de abertura da II Conferência Municipal da Mulher.

As boas vindas ficaram por conta da jovem Bia Bandeira (voz e violão).

Representantes da sociedade civil, além de secretários municipais marcaram presença no evento, cuja mesa fora composta por Tânia Vieira, Diretora Municipal de Políticas para a mulher, Aurelina Mota, Presidenta do Conselho Municipal de Políicas para a mulher, Marília Maia, Sec. de Assistência Social, Ver. Meire de Ziel, Marizônia Evangelista, Ex-Presidentea do Cons. Munic. da Munlher, Olívia Santana, Secretária Estadual de Políticas Públicas paara as Mulheres e Rodrigo de Casttro Lima, Prefeito de Esplanada.

Agradecendo a todas as mulheres presentes, a Diretora Aurelina Mota destacou as ações que o Conselho da Mulher que em parceria com a Associação de Mulheres de EsEm seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo de Castro Lima exaltou a figura da mulher, pontuando as ações que o município tem realizado para combater a discriminação e garantir sua incusão na sociedade e o acesso a direitos impotantes como a saúde, qualificação profissional e emprego. “Nos mais diversos segmentos da adminsitração pública de Esplanada temos presente a figura da mulher, pressuposto que garante uma sociedade plena e menos desigual. Os avanços e as conquistas que a mulher tem contado ao longo dos anos, além de derrubar o preconceito, demonstram que nós, homens e mulheres, somo capazes de realizar as mesmas coisas”, pontou o prefeito que, na oportunidade, cumprimentou a Profª Rita Beneditcs, considerada a melhor aluna do curso de Ciências Agrárias da UFPB.planada tem realizado no município, inclusive a elaboração do Plano Municipal de Políticas voltadas para a Mulher.

A Secretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Olívia Santana, expôs os objetivos da Conferência e ressaltou que com esta iniciativa o governo busca aproximar o povo/a mulher dos espaços de decisão e incentivou os presentes a aproveitarem o momento para trocar ideias, expor pensamentos e participar mais ativamente da política local, pois só assim se faz a democracia.”Metade da população esplanadense é constituída de mulheres, 20% está na zona rural, daí a importância de mobilizar as mulheres trabalhadoras rurais para a gente garantir a representatividade na diversidade das mulheres que compõem o município. A mulher não pode ser compreendida como um ser subalterno ao homem. Temos que caminhar lado a lado. Precisamos equilibrar o poder. A mulher é maioria no eleitorado, ela não pode servir apenas para eleger”, enfatizou.

Após a apresentação dos membros do Conselho Municipal da Mulher, foi lido e aprovado o regimento da II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.

O evento continua nesta sexta-feira (28/08). Conforme a programação.

07:30 credenciamento
08:30 palestra magna: Promover mudança cultural na sociedade, com vistas no fortalecimento da participação social das mulheres nos espaços de poder e decisão, e no conhecimento dos seus direitos. O desafio principal dessa conferencia é propor que as políticas públicas, sejam de fato respeitadas no âmbito municipal, estadual e federal.
09:40 atividades de grupos
12:00 intervalo para almoço
13:30 plenária final
15:00 apresentação e aprovação das moções
15:30 eleição dos delegados
16:30 entrega dos certificados
17:00 encerramento

Informações: Ascom/PME

conselho1