Copener: Programa de Empreendedorismo beneficia 190 pessoas da zona rural

Muitas famílias da região estão tendo a oportunidade de desenvolver uma nova fonte de renda a partir do que aprenderam, ou aprimoraram, durante os cursos de culinária oferecidos pela BSC/Copener em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Feira de Santana, dentro do Programa Empreender com Você, que estimula o empreendedorismo rural. Nestes cursos, os participantes aprendem a produzir doces, salgados, pães e outros produtos que podem ser comercializados nas próprias comunidades e ajudar no sustento das famílias.
Uma das turmas mais recentes é de membros da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Sítio Novo, distrito de Entre Rios. São de lá as 15 pessoas que fizeram o curso Trabalhador na Transformação Caseira da Mandioca, no qual aprenderam a preparar pratos como maniçoba, vaca atolada, coxinha, bolinho de bacalhau, empada, caldo de aipim, brigadeiro, pudim e uma variedade de bolos, dentre outros produtos.
Lucas Ribeiro Lima, presidente da associação, disse que os participantes tiveram como objetivo com o curso “aprimorar os conhecimentos, pois os associados já trabalham com alguns produtos derivados da mandioca, como beiju, sequilhos, puba, entre outros, e favorecer pessoas da comunidade que estão desempregadas”.
Um dos focos do Programa Empreender com Você é estimular as comunidades a aproveitarem de modo mais efetivo os produtos agrícolas e frutícolas mais abundantes na região. Até julho deste ano, 190 pessoas de diversas comunidades rurais dos municípios Alagoinhas, Araçás, Aramari, Camaçari, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe e Olhos d´Água já haviam participado dos cursos do Senar viabilizados pela BSC/Copener.

Esplanada Agora – informação na medida certa