Corrupção supera saúde e segurança como pior problema para o brasileiro

É a primeira vez que a série histórica do instituto conclui que a prática é a maior das preocupações da população.
Uma pesquisa do instituto Ibope, publicada pelo jornal O Globo no domingo (31), constatou que a corrupção é a maior das preocupações do brasileiro. Dados do censo indicam que a prática supera a saúde e a segurança pública, que costumam liderar o ranking. É a primeira vez que a série histórica do instituto chega a essa conclusão.
O levantamento aponta que a parcela de entrevistados, a qual considera que, neste momento, a corrupção é o grande problema do Brasil subiu de 9%, em 2011, para 62%, em 2017. Há seis anos, a saúde, com 52%, e a segurança, com 33%, assumiam as duas primeiras colocações no pódio dos cinco grandes temas para o eleitorado. Por sua vez, a corrupção figurava na quinta posição.
Este porcentual é três vezes superior ao de 1989, ano da primeira eleição presidencial direta, após o término da ditadura militar. À época, 20% indicavam a corrupção como sua principal preocupação.
Para a diretora-geral do Ibope, Márcia Cavallari, o desgaste dos nomes apresentados como possíveis candidatos à Presidência da República leva o eleitor a decidir pelo bolso na hora de votar. “Se todos são iguais, o que decide é a economia”, declarou.
Cavallari salienta, entretanto, que a eleição de 2018 é a mais imprevisível de todas da história recente do país. “Não há pista sobre essas eleições. São candidaturas pulverizadas. Não se sabe se Lula será mesmo candidato. Também não se sabe ainda quais os efeitos vão ter, para o bem ou para o mal, as redes sociais”, afirma.

 

Da Redação: (esplanadagora@gmail.com) 
Foto: Reprodução
Fonte: Bahia.ba