ELEIÇÕES 2016: Nova pesquisa aponta Rodrigo de Dedé com 55,5% das intenções de votos

O prefeito Rodrigo de Dedé (PTN) deve ser reeleito em Esplanada no próximo dia 2 de outubro, de acordo com levantamento P&A/ Bahia Notícias realizado nos dias 10 e 11 de setembro. Rodrigo lidera os cenários espontâneo e estimulado – inclusive quando há a substituição do principal adversário, o ex-prefeito Aldemir (PRB), que teve a candidatura indeferida e foi substituído por Franco de Aldemir (PRB). No cenário espontâneo, quando não são citados os candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Franco de Aldemir não chega a ser citado pelos 400 entrevistados, apenas 1,5% citaram outros nomes. Rodrigo de Dedé aparece com 42%, enquanto Aldemir ainda é opção para 27,2% dos entrevistados. Alexandre Novo Tok (PSB) é citado por 0,5% dos eleitores, enquanto 21,5% não sabiam em quem votar – 7,2% dos pesquisados não votariam em nenhum candidato.
 
Apesar da substituição de Aldemir por Franco, a pesquisa P&A/ Bahia Notícias apresentou o nome do ex-prefeito em um dos cenários estimulados. Aldemir aparece com 35% das intenções de voto, atrás de Rodrigo de Dedé, que lidera com 49,5%. Alexandre Novo Tok é citado como opção para 2% e 7,2% não souberam responder; 6,3% indicaram nenhum.
 
Quando Franco aparece no disco dos entrevistadores, a vantagem de Rodrigo de Dedé é ampliada. O candidato à reeleição tem 55,5%, frente a 20,5% de Franco. Neste cenário, Alexandre Novo Tok também tem um aumento das intenções de voto: sobe para 5%. Não souberam somam 8,5% e 10,5% afirmaram não votar em nenhum dos nomes.
 
O levantamento também verificou o índice de rejeição dos candidatos. Alexandre Novo Tok aparece como o mais rejeitado, por 33% dos entrevistados. O ex-prefeito Aldemir não seria opção para 30,5% e Rodrigo de Dedé para 26,5%. Franco, que substituiu Aldemir, aparece com menor índice de rejeição, com 22,2%. Para 17,7% qualquer um dos candidatos poderia ser opção, enquanto 1,2% não souberam responder.
 
O instituto P&A ouviu 400 pessoas nos dias 10 e 11 de setembro em Esplanada e apresenta um intervalo de confiança de 95,5%, com margem de erro de 5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob nº BA-07760/2016.

Esplanada Agora – Informação na medida certa.

Fonte: Bahia Notícias