Esplanada: Pelo menos 300 atendimentos foram realizados no 1º dia de Mutirão do Glaucoma

A Secretaria Municipal de Saúde numa ação conjunta com a Prefeitura de Esplanada e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou nesta quinta-feira (20/08)  no Centro de Especialidades, o Mutirão de Combate ao Glaucoma.

De acordo com informações, a equipe montada prestou cerca de 300 atendimentos, voltados para moradores da sede, Timbó e assentamentos, nos quais foram diagnosticados pelo menos 169 casos da doença. Os pacientes foram encaminhados imediatamente ao tratamento.

Segundo a Secretaria de Saúde coordenada por Jusseli Araujo, o objetivo principal é tratar a doença ainda em fase inicial, visto que o diagnóstico tardio pode levar à cegueira irreversível.

Aqueles que apresentam sintomas da doença, como fortes dores nos olhos, dificuldades para enxergar ou tem mais de 30 anos e já tem histórico na família, podem buscar atendimento. Para isto, bastam estar munidos da carteira do SUS (atualizada), identidade, CPF, comprovante de residência e comparecer ao Centro de Especialidades entre 08h às 17h.

Na sexta-feira (21), o Mutirão continua, mas desta vez com os moradores da região da praia e do São José.

Por Manuela Chagas