Grupo de capoeira Safira realiza 12º batizado neste fim de semana em Esplanada

O grupo de Capoeira Safira do município de Esplanada coordenada pelos mestres Nil, Sucuri e professor Guerreiro realizou o 12º batizado neste fim de semana no Bairro do Timbó.
O evento que contou com apresentações de grupo folclórico, reuniu capoeiristas da sede e da comunidade de São José,  um momento de muita emoção para esses jovens lutadores.
O batizado nada mais é do que uma apresentação do novo capoeirista aos demais. No batizado o capoeirista recebe a sua primeira graduação e também um apelido. O apelido é uma tradição na capoeira e lembra os tempos em que os capoeiristas eram obrigados a usar codinomes para não serem identificados. A partir do batizado o capoeirista passa a ter também um “padrinho de capoeira” que é o mestre que jogou com ele durante o batizado.
A roda de capoeira é um círculo onde um grupo de pessoas se reúne em torno dos capoeiristas. A roda é comandada pelo tocador de berimbau que é quem define as músicas e dita o ritmo do jogo. Existem também as “rodas de rua”, encontros de capoeiristas em locais públicos e que conta com a participação do público. Muitas vezes as “rodas de rua” são realizadas em praças, praias e feiras, com o intuito de divulgar o esporte.
Esplanada Agora – informação na medida certa