Nesta quinta: agricultores participam de reunião para tratar sobre novo centro de comercialização de frutas da Maratá

A Prefeitura Municipal de Esplanada, SEMAF, CMDS e a Indústria Maratá  realizaram nesta quinta-feira (22/09) na Câmara de Vereadores um reunião para discutir sobre o funcionamento do Centro de Comercialização de Frutas que será instalado no distrito industrial de Esplanada.
No evento estiveram presentes o Prefeito Rodrigo de Castro Lima, o Deputado Estadual Alex Lima, o Secretário Municipal de Administração Litercílio Xavier, o coordenador de compras da indústria Maratá Jorge Alves, representantes da Setaf, além de agricultores e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Jorge Alves o local é extremamente favorável para essa implantação e que a possibilidade é muito grande por vários motivos: “Gostei muito do que vi, uma área com espaço necessário e de fácil escoamento. Já levarei hoje mesmo para a diretoria o meu relatório para que depois dos trâmites legais junto ao município, já iniciemos as obras de imediato! Quero que a equipe da construtora já venha na semana que vem fazer todo o levantamento, para já deixarmos tudo pronto! Queremos aproveitar esse solo e buscar implantar a cultura da acerola para ampliarmos nosso leque de matéria prima numa região fértil”! Afirmou o coordenador de compras e matéria prima da Maratá.
No uso da palavra, o Secretário de Administração Litercílio Xavier explanou acerca do funcionamento do centro de comercialização e que a secretaria estará tomando conta da parte burocrática. Segundo o secretário, a instalação do centro será efetivada num terreno de 6.960 m² às margens da rodovia BA-233. “É uma grande satisfação para todos poi o nosso município possui um grande potencial de desenvolvimento”, Declarou o secretário.
Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo de Castro Lima disse que é necessário notar a importância e o potencial que o trabalhador rural tem dentro do município. “Nós temos acertado, tudo isso é fruto de um planejamento estratégico de uma Esplanada próspera que vê em seus trabalhadores um potencial gerador de renda e não enxergá-los como coitados”. Pontuou o gestor.
Em seu discurso, o Deputado Estadual Alex Lima se colocou a disposição, afirmando que estará levando as demandas para o Governo do Estado e que o colocará dentro dos assentamentos. “admiro essas pessoas que querem crescer as custas do suor de seus rostos, se não fosse pela força do campo o Brasil estaria muito pior”. Assinalou o parlamentar.
Após os pronunciamentos, os presentes puderam expor e tirar suas dúvidas acerca do mais novo empreendimento que promete transformar a vida de centenas de famílias esplanadenses.

Esplanada Agora – informação na medida certa