SECRETÁRIO VISITA ESPLANADA E ANUNCIA MELHORIAS NA SAÚDE

Na última quinta-feira (06/08), um dia após a comemoração do Dia Nacional da Saúde, o município de Esplanada através do Prefeito Rodrigo de Dedé e do Deputado Estadual Alex Lima (ambos do PTN) recebeu a visita do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Acompanhado de uma comitiva formada pelo chefe do executivo local, deputado, prefeitos, vereadores e secretários da cidade e região, o mesmo dirigiu-se até à Santa Casa de Misericórdia a fim de verificar suas instalações e assim, promover o processo de aceleramento da tão almejada regionalização da unidade. “Nossa intenção é tentar alavancar a produção deste hospital, ampliando o número de atendimento, tanto cirúrgicos quanto obstétricos de emergência e até com possibilidade de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 10 leitos”. Esclareceu o secretário.
Para o prefeito do município de Jandaíra, Roberto Leite, a regionalização não beneficiará somente a população de Esplanada e Jandaíra, mas tantas outras cidades da região. “Sem sombras de dúvidas é uma medida que acabará com esse problema do paciente ter de se deslocar até o estado de Sergipe em busca de atendimento”. Destacou.

De acordo com o secretário, embora a Santa Casa disponha de uma boa estrutura física,  ainda é um hospital de baixa resolutividade, que não consegue realizar cirurgias complexas e tem uma taxa de ocupação muito baixa, impactando na sua rentabilidade e viabilidade econômico-financeira.

Ainda segundo o secretário, para suceder a implantação dos recursos citados é necessário que a administração da unidade concorde em submeter a instituição a um processo de profissionalização da gestão, um procedimento fundamental para que o Estado possa ampliar sua participação financeira na saúde da região. Isto significa que todos os trâmites tanto do município, quanto do Governo do Estado já foram viabilizados, cabe agora  a irmandade da Santa Casa fazer a sua parte.

Por Manuela Chagas