Talento da corrida, esplanadense “Toinho” desembarca em São Paulo onde irá competir neste domingo

Quem assistiu ao Globo Esporte desta sexta-feira (14/08) pôde acompanhar a história do esplanadense Antônio Estelito de Jesus de 37 anos, ou Toinho Doido” como é conhecido na comunidade onde mora entre os povoados de Limões e Cruz das Almas pertencentes ao município de Esplanada.

Todos os dias, bem cedo, Toinho corre atravessando a mata numa velocidade tão surpreendente que despertaria a inveja de muitos atletas profissionais. Sua rotina frenética chamou a atenção do médico veterinário Ricardo Macedo (40) que durante cinco anos se perguntou quem era aquele sujeito com ar sofrido que só fazia correr e correr. Admirado com sua performance sem nenhuma estrutura adequada para a prática de corrida, Ricardo decidiu se aprofundar mais na história deste atleta e foi quando descobriu que de doido, nada tem. Ao contrário do que pensam, Toinho é muito tímido, um cara que entende de corrida como ninguém, talvez por isso tanta introspecção, já que não tem com quem conversar acerca do seu assunto predileto.

Desde que conheceu a trajetória de Toinho, Ricardo resolveu ajudá-lo. Comprou tênis apropriado e o levou para disputar uma corrida em Salvador, conquistando o segundo lugar, ficando atrás do atleta Marcelo Avelar. Na volta pra casa, Toinho deu seu troféu a Ricardo afirmando ser este o merecedor do prêmio, pegou um ônibus até Entre Rios e de lá  seguiu a pé, rumo à Limões, um percurso de aproximadamente 20 Km.

Na manhã deste sábado (15/08), ao lado do seu maior incentivador Ricardo, o atleta desembarcou em São Paulo, onde participará de uma competição, o Track&Field Run Serie. Ainda não se sabe se esse talento do esporte esplanadense levará o nome da cidade ao pódio, mas se depender da torcida, Toinho  já é o grande campeão.

Por Manuela Chagas

toinho2