Entretenimento

Jovem portador de autismo expõe quadros na Semana dos Museus

Mostra integra série de eventos que seguem até domingo (24) na internet

19/05/2020

Diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo, o artista plástico Bernardo Ribeiro Tochilovsky, 20 anos, está vivendo um momento especial: suas criações, desde segunda-feira (18), podem ser vistas em todo o mundo, no Instagram do Palacete das Artes (@palacetedasartes).

A exposição virtual, que leva o título “Onde os Olhos Alcançam”, integra a Semana de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que vai até domingo (24) e neste ano tem o seguinte mote: Diversidade e Inclusão – Cultura Baiana nos Museus do IPAC.

“As obras de Bernardo revelam o que o seu olhar capta da natureza, o que percebe em cada figura, seja um animal, pessoa ou planta. Busca aquilo que no momento chama a sua atenção por meio de observação ou do seu próprio imaginário”, explica Camila Govas, artista plástica e educadora, que acompanha Bernardo na sua formação.

A mãe de Bernardo, Maria Angela, fala sobre a sensibilidade artística do filho: “A arte de Bernardo é pura como ele, nos toca de forma muito sincera, sem rodeios. A exposição fala de como os olhos dele alcançam para além e aquém daquilo que nos é possível ver. Nos instiga a ver a simplicidade das coisas mais óbvias, mas que passam quase desapercebidas na correria do dia a dia”.

Da Redação do EA

(VIA: CORREIO)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar