Politica

25 de maio dia nacional da Indústria

O dia 25 de maio celebra o setor da economia de maior representação do país, a Indústria.

25/05/2020

No Brasil o processo de industrialização começou a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, mas foi com o presidente Juscelino Kubitschek que as indústrias estrangeiras começaram a se instalar em nosso país, fazendo com que a economia do país deslanchasse. Hoje, a indústria está inserida nas sociedades, sendo impossível conceber a vida contemporânea sem este setor. O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948.

Aqui em Esplanada, ainda na gestão do ex-prefeito Diolando Batista foi instalada a Fábrica de Calçados “Castro Alves” que durou algum tempo e posteriormente entrou numa crise faltando pouco para seu fechamento. Na ocasião o então Vereador Rodrigo de Dedé, intermediou a compra da referida fábrica pela Calçados Pegada Nordeste LTDA, evitando assim, uma ação nefasta de desemprego na cidade.

Reunião que precedeu a assinatura do contrato com a PROPEX

Em meados de 2014, já como prefeito eleito de Esplanada, Rodrigo começou as tratativas para a instalação de uma fábrica multinacional de grande porte em nosso município. Assim, numa iniciativa de extrema coragem e visão de futuro, as duas grandes fábricas que se instalaram no município foram trazidas pelo ex-prefeito Rodrigo de Dedé. A PROPEX e a KARDIÊ

Como sempre na vanguarda dos acontecimentos, e inovando num modelo de gestão compartilhada com a sociedade, em 12 de dezembro de 2014 uma comitiva comandada pelo então Prefeito e pelo Secretário de Administração Litercílio Xavier deslocou-se até Curitiba, mais precisamente para o distrito Industrial de São José dos Pinhais onde fica localizada a Matriz Brasileira da fábrica PROPEX.

Comitiva de Esplanada na PROPEX em Curitiba

Na oportunidade foi assinado o termo de instalação da filial da PROPEX no município de Esplanada, inaugurando assim uma nova era na geração de emprego e renda em nossa região. A reboque, Rodrigo trouxe a fábrica KARDIÊ que num primeiro momento chegou a empregar aproximadamente 70 funcionários.

Assinatura do contrato de instalação da PROPEX em Esplanada

Infelizmente em agosto de 2017, 58 funcionários da empresa Kardiê foram pegos de surpresa ao serem informados do fechamento da empresa e de suas respectivas demissões. Além dessas demissões em massa que prejudicou dezenas de cidadãos esplanadenses, o prédio que abrigava a antiga fábrica da Kardiê foi totalmente destruído.

Ainda resta uma esperança? Claro que sim, jamais podemos nivelar os homens “por baixo”, assim esperamos que o novo gestor que assuma o município em 2021 retome este plano de aceleração do nosso parque industrial, que embora modesto pode ser expandido e gerar muito emprego e muita renda para a população.

Só depende da vontade política de fazer!

Da Redação do EA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar