O Paris chega pela primeira vez à final da Champions League, já os alemães foram campeões do torneio mais importante de clubes do mundo cinco vezes
23/08/2020
Mais perto do que nunca de conquistar a Liga dos Campeões pela primeira vez, o Paris Saint-Germain, guiado pelo talento de Neymar e Kylian Mbappé, terá pela frente, neste domingo, o maior desafio da temporada, o pentacampeão Bayern de Munique, que chega à final com 100% de aproveitamento no torneio.
“Não estão só falando, estão fazendo”, comentou o técnico do PSG, Thomas Tuchel, ao se referir a Neymar e Mbappé, principais estrelas do projeto bilionário que, enfim, terá a chance de obter o título mais importante do continente.
Do outro lado está o poderoso Bayern. Mesmo exposto a riscos com a defesa sempre adiantada e laterais que sobem bastante ao ataque, o time treinado por Hansi Flick tem provado desde o início da temporada que este DNA ofensivo ainda não encontrou rival à altura: os bávaros venceram todas as partidas nesta edição da Champions.
O PSG deverá repetir no domingo a formação 4-3-3 utilizada na vitória de 3 a 0 sobre o RB Leipzig, com um ataque composto por Ángel Di Maria – destaque da semifinal -, Mbappé e Neymar, que ainda não balançou as redes desde que a competição migrou para Lisboa.
É possível que Marco Verratti, que entrou no segundo tempo na semifinal, comece jogando na vaga de Paredes, compondo o meio de campo com Marquinhos e Ander Herrera.
No histórico do confronto, PSG e Bayern se enfrentaram oito vezes pela Liga dos Campeões, entre 1994 e 2017, com cinco vitórias do clube parisiente e três do bávaro.
Se o Bayern chegou à final com ataque potente comandado por Robert Lewandowski, artilheiro da competição, com 15 gols marcados, o PSG não só pelas individualidades de Neymar, Mbappé e Di Maria, mas também pela defesa, que sofreu apenas cinco jogos.
Esta será a primeira final de uma competição continental para ambos os treinadores alemães. Flick, no entanto, já teve a experiência de perder uma decisão como jogador, em 1987, quando o Bayern de Munique foi derrotado por 2 a 1 pelo Porto.
O elenco atual do Bayern conta com alguns jogadores que foram campeões no último título do clube, em 2013: Manuel Neuer, Boateng, David Alaba, Thomas Müller e Javi Martínez.
Prováveis escalações
Paris Saint-Germain: Rico; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Verratti, Marquinhos e Herrera; Di María, Neymar e Mbappé. Técnico: Thomas Tuchel.
Bayern de Munique: Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Goretzka, Thiago Alcântara, Gnabry, Müller e Perisic; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.
Árbitro: Daniele Orsato (Itália), auxiliado pelos compatriotas Lorenzo Manganelli e Alessandro Giallatini.
Da Redação do EA
(VIA: R7)