Politica

ESPLANADA: 60 DIAS DA NOVA GESTÃO

1°/03/2021

Completados 60 dias da nova gestão, o saldo das realizações, são muito mais positivos do que negativos. Considerando que o prefeito Nandinho da Serraria, recebeu um município completamente sucateado, fruto da criminosa política de ‘terra arrasada’ praticada pelo grupo que em boa hora foi expurgado da política local, para a felicidade das pessoas de bem do município.

Ainda, se levarmos em conta a difícil condução de um extenso município como Esplanada, numa época sombria que estamos atravessando com a pandemia de COVID-19, podemos dizer que o prefeito está se saindo muito bem.

Para ilustrar o desempenho da nova administração, recebemos da sempre gentil e educada Thaynã Silva (Diretora de Comunicação), uma relação dessas intervenções extremamente positivas, e esperamos que continue nessa ‘pegada’, para o bem de todo povo Esplanadense.

Equipe da ASCOM/PME: Juliana Macedo (Fotógrafa), Eduardo Araújo (Fotógrafo), Thaynã Silva (Diretora de Comunicação) e Tarcísio Frei (Designer/Assessor de Comunicação).

JANEIRO:

– Mais de 200 postes de iluminação reparados nas ruas de Esplanada;

– Entrega de seis veículos recuperados para os respectivos órgãos (os carros estavam sem condições de uso, alguns estavam parados precisando de manutenção geral);

– Esplanada é, pela 1ª vez, cadastrada e reconhecida no sistema Nacional de Cultura. O município era inadimplente perante as políticas públicas vigentes do setor cultural.

– Pedido atendido da limpeza de fossas na sede e região da praia (não haviam registros da última vez que o servico havia sido realizado e era algo que os moradores reclamavam bastante);

– A Secretaria de Educação realizou o Pagamento INTEGRAL de 13 de férias no salário de janeiro para os servidores;

– Foi instalada uma Barreira sanitária na região da praia, com o objetivo de orientar e educar a população acerca do coronavírus e conter o n° de casos positivos na região (no mês de janeiro o maior número de casos ativos do município era na região da praia);

– Houve a regularização da coleta de lixo municipal, em novo cronograma (realizada diariamente), que desde dezembro de 2020 estava paralisada;

– O Prefeitura inaugurou um Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal/COVID-19. O Centro é exclusivo para o acolhimento de pacientes com sintomas gripais/COVID-19 e dispõe de uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos que fazem a análise do quadro clínico dos pacientes que apresentarem sintomas de alguma síndrome gripal, proporcionando o acolhimento exclusivo no local e a realização de testes rápidos e coleta de amostras para o exame RT-PCR.

– Recebimento das primeiras doses da vacina contra a COVID-19 e início do Plano de Vacinação Municipal, este preconizando os trabalhadores e profissionais da saúde;

– Revitalização da Feira do Timbó (alguns reparos de pintura e manutenção de setores foram realizados);

– Operação Tapa-Buracos na estrada que liga Esplanada a Cardeal da Silva.

– Implantação do “Disk Aglomeração”, um canal direto onde a população pode realizar denunciar sobre aglomerações na cidade;

– Compromisso com o servidor público: pagamento do salário no dia 28/01/21.

FEVEREIRO:

– Continuidade do Plano Municipal de Vacinação, com abrangência para os idosos de 95+, de forma decrescente e de acordo com as orientações com o Plano Estadual;

– A Prefeitura promoveu uma ação educativa Baixio, a campanha “#NãoTolere”, distribuiu cartazes, adesivos para carros e orientou motoristas e pedestres acerca dos temas: Violência contra a mulher, Violência sexual contra crianças e adolescentes, Venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e Combate ao trabalho infantil;

– No período do carnaval, mesmo sem os festejos por conta da pandemia, a Secretaria de Saúde promoveu a “Blitz da Prevenção” em Baixio, com objetivo de orientar sobre prevenção de ISTs, viabilizando a realização de teste rápidos e gratuito para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de aferição da pressão arterial, destruindo de preservativos masculinos e femininos e testes rápidos de COVID-19;

– A Secretaria de Educação promoveu encontros regionais com os profissionais da educação município para tratar do encerramento do período letivo 2020 e o Planejamento de 2021;

– A Prefeitura Municipal de Esplanada, pensando na segurança e proteção de toda a população, iniciou o processo de sanitização todos os ambientes de alta circulação como praças, avenidas, ruas locais de feiras livres, anexos da prefeitura, centro de atendimento de saúde (o processo já tem se estendido para os distritos, povoados e assentamentos) com o objetivo de combater à disseminação do coronavírus no município;

– A Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou uma agenda com os diversos segmentos da cultura e turismo da cidade, para fortalecer e estreitar as relações entre o governo e artistas. A SECULT está no processo de integração das operações de cultura e turismo que constituirão o Inventário Municipal de Cultura e Turismo;

– Retornada dos serviços de paisagismo nas vias públicas da cidade;

– Cumprimento do toque de recolher (de regado pelotearão) no município como medida de prevenção à proliferação da COVID-19. A ação é fiscalizada duramente pela Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Agentes de Trânsito.

– Implantação do “Zap da Ouvidora”, um canal direto de comunicação entre a Prefeitura e a População;

– Mais de 80% das estradas vicinais do município tiveram o serviço de roçagem concluído. Estradas de: Cruz das Almas, Limões, Caldeirões, Canabrava, Morena, Pau Ferro, Guabiraba, São José, Manoel Simão, Chapada, Sapê até Mulungu.

– Recuperação da Ladeira da Baixa Grande, um apelo antigo da população.

– Compromisso com o servidor público: pagamento do salário no dia 26/02/21.

Da Redação do EA

(VIA: ASCOM/PME)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar