Saúde

ARACAJU: QUATRO BAIRROS ESTÃO COM INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI

31/07/2021

Mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado nesta sexta-feira, 30. Os dados trazem informações sobre o índice de infestação pelo mosquito e foi realizado entre os dias 1º e 9 de julho.

Em comparação com o último LIRAa, Aracaju registrou um aumento de 18,7%, com um índice de 1,6, considerado como médio risco para o aparecimento de surtos ou epidemias. A pesquisa é realizada a cada dois meses e é uma ferramenta de monitoramento da presença do Aedes, transmissor das arboviroses dengue, Zika, Chikungunya.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a administração municipal tem feito sua parte, mas a colaboração da população é fundamental para o êxito das ações de combate ao mosquito.

“É lamentável que tenha havido uma ação judicial promovida pelo Sindicato dos Agentes Comunitário e de Endemias, que proibiu a entrada dos agentes nas casas para orientar e eliminar casos da dengue. O que percebemos foi que após essa decisão houve o aumento dos focos dentro das residências, o que relacionamos com a alta deste LIRAa”, avalia a gestora.

Waneska informa que dos 49 bairros da capital, quatro estão com alto risco, índice maior que 4. São eles: Japãozinho, Santo Antônio, São José e Palestina. “Tivemos 18 bairros classificados em baixo risco (satisfatório), 21 bairros em médio risco (alerta) e quatro bairros com a classificação de risco de epidemias”, enfatiza.

Da Redação do EA

(VIA: A8)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar