Subdestaque

TALIBÃ PROCURA AFEGÃOS QUE AJUDARAM OS EUA PARA CAPTURÁ-LOS

20/08/2021

Os talibãs estão intensificando a busca por pessoas que trabalharam com as forças dos Estados Unidos e da Otan, segundo um documento confidencial da Organização das Nações Unidas, que alerta sobre “tortura e execuções” contra essas pessoas e suas famílias, apesar da promessa dos insurgentes de não quererem se vingar de seus oponentes.

O relatório – fornecido pelos consultores de avaliação de ameaças da ONU e consultado pela AFP – diz que os talibãs têm “listas prioritárias” de indivíduos que desejam prender. Segundo o documento, as pessoas que correm mais risco são as que desempenharam funções importantes no exército, na polícia e nas unidades de inteligência afegãs.

Os talibãs estão realizando “visitas seletivas porta a porta” em busca das pessoas que querem capturar e de seus familiares, denuncia o relatório. O texto acrescenta que os militantes também estão controlando as pessoas que se dirigem ao aeroporto de Cabul e estabeleceram postos de controle nas principais cidades, incluindo a capital e Jalalabad.

Da Redação do EA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar