Polícia

BAHIA: 800 PÁSSAROS SILVESTRES ESTAVAM PRESOS EM PORTA-MALAS

23/08/2021

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgataram 800 aves silvestres que estavam aprisionados no porta-malas de um carro na tarde deste domingo, 22. O flagrante ocorreu na BR-242, trecho do município de Seabra.

Segundo informações da PRF, o condutor do veículo, um homem de 39 anos que trabalha como motorista por aplicativo, disse que foi contratado por R$ 1.500 para levar as aves de Brasília (DF) a Campina Grande (PB). O percurso é de mais de 2 mil quilômetros.

Conforme a polícia, os animais vinham sendo transportados aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de higiene, sem água e ventilação. Dos 800 pássaros, 798 eram do tipo canários da terra, enquanto os dois restantes, cardeais.

O motorista do carro, que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem guia de transporte, estava acompanhado de um passageiro de 49 anos. Os dois irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

A PRF informou que os pássaros serão encaminhados aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Seabra, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Eles passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

O órgão alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. A caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes.

Da Redação do EA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar