20/05/2022
O padre Pedro Leandro Ricardo foi condenado a 21 anos de prisão por abusos sexuais de dois ex-coroinhas. A decisão é do juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira.
Na sentença, Filgueira aplicou um agravante pelo padre exercer posição de poder e se valer da função sacerdotal, reputação e força religiosa para cometer os crimes, que teriam acontecido entre 2002 e 2006 quando era responsável pela Paróquia São Francisco de Assis, em Araras, São Paulo.As vítimas, segundo o juiz, eram escolhidas pelo padre criteriosamente. Ele se aproveitava da ausência do pai, assumia a figura paterna e se aproveitava.
O padre foi denunciado pelo Ministério Público em dezembro de 2019 por quatro casos, mas a sentença considerou dois. Em meio à instauração de processo canônico pela igreja católica, o Papa Francisco demitiu o padre do estado clerical em março deste ano.Ele se tornou réu em março de 2020. Em sua defesa, o padre alega ser inocente e diz que é vítima de perseguição. A defesa afirmou que o juiz ignorou provas e que recorrerá da decisão.
Da Redação do EA