Subdestaque

NOVO LAR: 62 ANIMAIS RECUPERADOS PELO CETAS SALVADOR SÃO SOLTOS EM RESERVA

Foto: Acervo Bracell

08/07/2022

Os mamíferos, as cobras e as aves passaram a morar na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, pertencente à Bracell Bahia, nesta sexta, 8

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, passou a ser, na manhã desta sexta-feira, 8, o novo habitat de 62 répteis, pássaros e mamíferos recuperados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Dentre as espécies que ganharam a liberdade, na reserva pertencente à Bracell Bahia, estão 16 cobras, 17 aves, cinco iguanas, três sariguês-orelha-preta, uma paca, dentre outros (veja a lista completa abaixo).

Especialista em Meio Ambiente da empresa de celulose, o biólogo Igor Macedo informou que a área já recebeu, desde o início deste ano, cerca de 250 animais vítimas de tráfico, maus-tratos e atropelamentos e alguns resgatados em áreas urbanas. “Depois de tratados pelo Cetas, as aves, mamíferos e répteis foram levados à reserva, que foi certificada pelo governo da Bahia como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas)”, afirma ele, acrescentando que “os novos moradores encontram as condições ideais para se desenvolverem, em harmonia com outras centenas de espécies já existentes no local”.  

Além da RPPN Lontra, que é reconhecida como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Bracell – companhia do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – possui outras duas Asas certificadas pelo governo estadual. São elas: a Fazenda Reunidas Marcanair, em Jandaíra, e a Fazenda Cachoeira, localizada no município de Entre Rios.

 Lista de animais soltos nesta sexta, 8:

Cascavel (Crotalus durissus) – 01

Jararaca (Bothrops sp.) – 03

Cobra d’água (Erythrolamprus miliaris) – 02

Cobra d’água (Helicops angulatus) – 01

Cobra-cipó-bicuda (Oxybelis aeneus) – 01

Jiboia (Boa constrictor) – 10

Sucuri (Eunectes murinus) – 01

Cobra-cipó (Chironius carinatus) – 01

Iguana (Iguana iguana) – 06

Cágado-cabeça-de-cobra (Mesoclemmys turbeculata) – 01

Paca (Cuniculus paca) – 01

Cachorro-do-mato (Cerdoncyon thous) – 01

Sariguê-orelha-preta (Didelphis aurita) – 08

Sariguê-orelha-branca (Didelphis albiventris) – 07

Suiriri (Tyrannus melancholicus) – 03

Bem-ti-vi (Pitangus sulphuratus) – 01

Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) – 02

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas) – 06

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) – 01

Rolinha-roxa (Columbina talpacoti) – 03

Rolinha-fogo-pagou (Columbina squarmatta) – 02

Sobre a Bracell

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.

Da Redação do EA

(VIA: ATcom)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar